terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Coluna semanal no Agora - Rio Grande (RS)

Esta coluna poderia começar batendo forte no governador José Roberto Arruda e sua turma nada democrata. Seria natural. Mas seria muito óbvio, também. Além disso, chutar cachorro morto é fácil. Por isso, prefiro tocar no tema (recorrente em todas as colunas que falam sobre política) sobre outra ótica. O fato é que, depois do caso da violação do painel do Senado, em 2000, quando o então tucano mentiu, esbravejou, confessou mais tarde (busque no You Tube por "Arruda mentindo e admitindo") e depois renunciou para evitar a inevitável cassação, todo o Brasil já sabia o que esperar dele. Ainda assim, em 2006, a população do DF resolveu dar mais uma chance para o homem, que não resistiu à sua própria natureza. Viu, não é culpa do democrata! É culpa do povo, que é bonzinho demais, está sempre disposto a perdoar e ainda não aprendeu a votar.

Uma das empresas envolvidas no mais recente escândalo nos arredores de Brasília é a InfoEducacional. O blog NaMariaNews (um dos mais bem informados da blogosfera) fez um levantamento (já que a tal grande imprensa não tem tempo pra essas coisas) e descobriu que a empresa, que comercializa softwares educacionais para governos, tem uma série de contratações feitas também com a paulista Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e também com a Secretaria de Educação Estadual de SP. A maior parte feita sob dispensa de licitação, apesar de terem custado mais de uma dezena de milhões de reais. Onde há fumaça, é preciso enviar bombeiros pra a pagar oincêndio. De preferência antes que a tal imprensa seja obrigada a ver as chamas.

O esquema do Detran gaúcho parece estar fazendo escola em outras plagas mais distantes.

Os deputados peemedebistas Sandro Boka e Luiz Fernando Záchia visitaram o Agora na semana passada, quando tiveram uma conversa franca e direta sobre vários temas, incluindo os atuais escândalos que assolam o RS. Boka se defendeu das acusações de que dificulta os trabalhos da CPI da Corrupção, dizendo que defende o partido e que considera que a comissão tem objetivos meramente eleitorais. Para ele, toda a investigação já foi feita pelo MPF e pela PF, e agora está a cargo do Judiciário. Já Záchia, denunciado pelo MPF por suposto envolvimento com a Operação Rodin, lamentou o que chamou de danos irreparáveis à sua imagem política, mas comemorou as recentes decisões do TCE gaúcho e do Tribunal Regional Federal, que apontaram, respectivamente, inexistência de ilícitos e "indícios tênues" nas acusações contra ele.

A Folha de SP desceu, na semana passada, mais alguns degraus rumo à derrocada do "jornalismo" que pratica. O jornal, ao dedicar três páginas inteiras para atacar o "incômodo" filme que conta a história de Lula, publicou um artigo de um ex-militante de esquerda, César Benjamin, que plantou, como quem não quer nada, uma "informação-bomba": o presidente brasileiro teria, enquanto sindicalista preso pela ditadura, tentado estuprar um "menino" na cela. Apesar da gravidade da denúncia (Lula teria instinto de estuprador, contra um menor, e do mesmo sexo), o jornal sequer se deu ao trabalho de investigar superficialmente que fosse a questão, deixando que seus leitores comprassem a ideia sem qualquer fundamentação. Deu com os burros n'água, mais uma vez, pois ficou isolada naquela atitude irresponsável. E foi desmascarada no mesmo dia através da internet, que já não deixa qualquer boato se criar por muito tempo.

Nenhum comentário: