terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coluna semanal no Agora - Rio Grande (RS)

  • Em meio a escândalos em diversas áreas da política, por aqui o presidente da Câmara rio-grandina, Delamar Mirapalheta (PDT), vai marcando pontos positivos. Após barrar a ação de suplentes que queriam ser empossados "independentemente de consultas ao Poder Judiciário Eleitoral", agora ele valoriza o papel daquela Casa, trazendo nomes importantes para debater sobre a indústria naval do Município. Entre os participantes do evento, em novembro, estão confirmados os nomes de José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, de Rivertom Ramos, prefeito de Macaé (RJ) e do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

  • O seminário pode ser um dos últimos atos de Delamar na Câmara este ano. Apesar de o presidente do PDT, Valdomiro Lima, negar a informação, esta coluna apurou que deverá haver um convite para o presidente do Legislativo assumir a Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos (SMSU) ainda em novembro. Sua saída da Câmara abriria espaço para o suplente, coronel Augusto Cesar, que recentemente esteve envolvido, junto com demais suplentes, na tentativa desastrada de assumir uma vaga na Câmara por conta da famigerada Emenda nº58.

  • Ao assumir o PSDB estadual, o deputado federal Cláudio Diaz fica ainda mais exposto ao atual quadro que atinge o partido no RS. E enfrenta uma encruzilhada: ou se fortalece junto à executiva nacional, estabilizando o "problema Yeda" junto às pretensões de Serra em 2010, ou pode acabar tragado pelo furacão que assola a agremiação em terras sulinas.

  • Cada deputado, por motivos óbvios, deve sempre explicações para os seus eleitores. No caso do rio-grandino Sandro Boka (PMDB), já está mais do que na hora de informar as verdadeiras razões pelas quais ele tem barrado o depoimento de Flavio Vaz Netto, ex-presidente do Detran-RS, que declarou, em telefonema interceptado pela PF, não ter dito tudo o que sabia em depoimento anterior.

  • Boka também deveria explicar o porquê de rejeitar convite para ouvir o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) que, segundo gravação divulgada na coluna de Rosane Oliveira (Zero Hora), teria tramado com Chico Fraga (também indiciado) uma forma de achacar o colega Alexandre Postal (PMDB), que os estaria "sacaneando" (votando contra) durante a extinta CPI do Detran. Nessa rejeição, Troca (PSDB) também deveria se explicar, pois da mesma forma foi contrário a esta convocação.

  • Enquanto não chegam explicações convincentes, sobra espaço para elocubrar. Até onde será o alcance da estratégia montada por Padilha e Fraga, e evidenciada na tal gravação?

  • A propósito: o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), um dos ícones do partido, afirmou recentemente que "boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção". Sobre sua declaração, até hoje não sofreu qualquer representação. Para o partido, aquilo foi apenas... um "desabafo".

Nenhum comentário: