quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Coluna semanal no Agora - Rio Grande (RS)

  • A leitura da peça inicial da ação de improbidade do MPF contra Yeda + oito é de deixar de cabelo em pé. O modus operandi da quadrilha (como apontam os procuradores) mescla esperteza, dissimulação, maquinações políticas, preocupação em manipular indicações para compor a CPI do Detran, ocupação de cargos públicos para permitir a manutenção do esquema, entre outras práticas. De tudo isso, fica claro ao menos uma coisa: o Estado está envolto em um mar de lama como jamais se viu antes.

  • Esse "acanalhamento" da política gaúcha (com graves reflexos em outras instituições do Estado, corrompidas pelo esquema) deve ter um basta. É hora de resgatar a honra do Rio Grande do Sul. Para isso, não só a juíza federal Simone Barbisan, mas também membros de outras instituições importantes, como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Estado, devem cumprir com denodo o papel que deles se espera. Isso apesar (e até por causa) do indiciamento do presidente do TCE e de polêmica participação de membros do MPE no governo Yeda.

  • Junto com a PF e o MPF, aquelas instituições estaduais precisarão fazer uma verdadeira devassa, para desbaratar as teias de corrupção que, através do desvio de verbas públicas, tiram do contribuinte gaúcho o direito à prosperidade e até mesmo o direito à vida, eis que faltam recursos para a saúde e a segurança pública, por exemplo. Além disso, não podem se ater apenas ao Estado. A fiscalização sobre as prefeituras e a devida responsabilização de eventuais infrações à lei são imprescindíveis para se resgatar a imagem das instituições e a autoestima do povo gaúcho.

  • Através de advogados, os indiciados na ação do MPF não se preocupam mais sequer em negar a autoria. Só alegam que "não há provas concludentes". Mantra que é repetido por barões da mídia gaúcha.

  • Se alguém quiser entender melhor como supostamente funcionava o esquema, mas tem (justificada) preguiça em ler todas as 1.239 páginas, sugiro os trechos das páginas 625 até 645 e 781 até 788.

  • Nos diálogos interceptados e transcritos na peça do MPF, aparecem (sem qualquer implicação) os nomes de pelo menos três rio-grandinos. Lição de casa pra quem é curioso.

Nenhum comentário: