sábado, 22 de agosto de 2009

A marcha da insensatez da mídia

Por Roberto G

Esse pessoal da mídia mainstream entrou num delírio equivalente ao das torcidas organizadas. Aos meus olhos, o que está em jogo não é diretamente a questão político-partidária, mas antes o direito que eles acham que tem de formar a opinião pública, que os auto-identifica como protagonistas importantes das cenas política, econômica e cultural.
O governo atual que, talvez sem querer, os desafiou, mais o fator estrutural representado pelas formas de expressão saídas da internet e a relativa liberdade que elas fornecem para quem não pertence à tribo, tornaram o desafio incontornável para esse pessoal de Globo, FSP, OESP & Veja. Se estou certo, eles irão continuar subindo o tom, um reforçando o outro, perdendo cada vez mais a sensibilidade sobre as opiniões de quem não faz parte do círculo que formaram.
Até onde isso chega, não sei. Mas o mais provável é que eles irão queimar a credibilidade da imprensa e também da oposição, que acaba se identificando com o descalabro que estão produzindo.
Talvez os seus patrões e a oposição consigam segurar, mas o mais provável é que eles mesmos entrem no trem do delírio. Para a Sociologia, é um campo empírico interessantíssimo. Para a sociedade, nem tanto. Estaremos condenados a discutir um monte de batalhas de Itararé e muito pouco das questões relevantes para o futuro do Brasil.

Extraído do blog de Luis Nassif

Nota do MaA: qualquer relação com os atuais factóides como a ficha falsa da ministra terrorista e o "escândalo" do suposto encontro com Lina Vieira não é mera coincidência.

Nenhum comentário: